; PMAP

Pescador é sempre o maior parceiro!

17/06/2020

Foto: Carolina Dominschek / Marina dos Pescadores - Arraial do Cabo (RJ) 

Em julho de 2017 a FIPERJ retomou o monitoramento de desembarque pesqueiro no litoral fluminense com o início do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro – PMAP-RJ. Em julho de 2018, o projeto completa um ano de atividades, gerando e disponibilizando dados oficiais sobre a produção pesqueira marítima do estado.

As informações são obtidas através de entrevistas realizadas pelos Agentes de Campo nos principais portos pesqueiros e centrais de comercialização do pescado. Por esse motivo é primordial o apoio do setor pesqueiro para o projeto alcançar seus objetivos.

Com a execução do projeto e a ótima aceitação pela comunidade do município de Arraial do Cabo, o convívio diário entre a equipe PMAP-RJ e pescadores tornou-se a principal parceria em prol do projeto e da atividade. Essa parceria é um primordial auxílio ao projeto com a identificação
de espécies, aparelhos de pesca e principalmente regiões pesqueiras por parte da comunidade. Em todos os níveis da cadeia da atividade pesqueira, principalmente por parte dos pescadores, espera-se que os dados gerados contribuam na formulação de políticas públicas e demais meios legais de gestão da atividade.

Fruto dessa parceria, o pescador da Marina dos Pescadores de Arraial do Cabo, Sr. Elizair Alves do Nascimento, mais conhecido como T.W., elaborou um maravilhoso mapa com os principais pesqueiros localizados na região da Ilha de Cabo Frio (Ilha do Farol).

O mapa mental elaborado por ele é um belo desenho representativo dos territórios utilizados por essa comunidade, que estão sendo objeto de pesquisa. Através do mapa é possível discutir diversos aspectos da realidade de forma ampla, podendo ser utilizada como técnica exploratória, no início de um diagnóstico.

Foto: Sr. Elizair Alves do Nascimento – T.W. / Mapa Ilha do Farol (Cabo Frio-RJ)

Essa ferramenta pode auxiliar também a identificar a partir da vivência do pescador, as diversas regiões utilizadas pelos integrantes da comunidade sobre esse território. Processos participativos de diagnóstico, planejamento e/ou monitoramento como esse buscam apoiar a definição de objetivos, a abrangência física e temática do projeto, os sujeitos envolvidos, bem como a construção de uma estratégia eficiente de promoção da participação.

Vale lembrar que a área desenhada faz parte da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, uma Unidade de Conservação que visa proteger a população tradicional (pescadores artesanais), sua cultura e meios de vida, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais. O trabalho desenvolvido pelo PMAP-RJ também tem o objetivo de proteger a cultura pesqueira, gerando informações que proporcionem a sustentabilidade do recurso e melhoria da atividade.

O mapa elaborado por T.W. é a expressão do conhecimento popular, passado pelas várias gerações de pescadores tradicionais do Arraial do Cabo. Essa publicação, feita com autorização do autor, é uma forma de agradecimento e homenagem a todos os pescadores e pescadoras que com sua parceria e amizade nos auxiliam na execução do PMAP-RJ em todo o litoral do estado. Viva a
sabedoria popular e a cultura pesqueira!

Equipe PMAP-RJ (Região das Baixadas Litorâneas).